EXPOSIÇÃO

Memorial da FAB na Amazônia realiza exposição da aeronave C-98 Caravan

Estrutura conta com um acervo completo sobre a história da aviação
Publicada em: 16/02/2024 15:16
Imprimir
Fonte: BABE, por Tenente Priscilla Tostes
Edição: Agência Força Aérea

O Memorial da Força Aérea Brasileira (FAB) na Amazônia, sediado na Base Aérea de Belém (BABE), abriu, dia 03/02, suas portas com a exposição da Aeronave C-98 Caravan para aproximar o público externo à Organização Militar (OM). O evento recebeu aproximadamente 3.000 pessoas.

A estrutura conta com um acervo completo sobre a história da aviação, medalhas, uniformes, maquetes, caderneta de voo, livros históricos e painéis expositivos, além de cerca de 930 objetos históricos, que contam a evolução da atividade aérea na região amazônica, da década de 30, passando pela Segunda Guerra Mundial até os dias atuais.

A estudante Maria do Carmo Avelar destacou aspectos importantes da exposição. “Está sendo um dia inesquecível para mim e para minha família aqui na Base Aérea de Belém. Conhecer e entrar em uma aeronave é algo grandioso e inesquecível. Parabéns pelo evento de hoje”, ressaltou.

C-98 Caravan

Operado pelo Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo (1º ETA) - Esquadrão Tracajá, o C-98 Caravan já participou de diversas missões importantes na FAB, como as Operações COVID-19 e Yanomami. A aeronave C-98 é um importante vetor aéreo da FAB, porque permite operações em pistas de cumprimento restrito em que outras aeronaves da Força não operam. Trata-se de um avião de transporte de pessoal e carga de pequeno porte, considerado um dos monomotores mais seguros e confiáveis do mundo.

Serviço

O Memorial da FAB na Amazônia abre todos os sábados, das 9h às 16h e, uma vez ao mês, fará a exposição de uma aeronave operacional.

Confira mais informações no Instagram do Memorial clicando aqui.

Fotos: Soldado Keven Donald / BABE